Quer gastar? Então é preciso equilibrar a razão e a emoção nessa hora

Em vários momentos do nosso dia temos que tomar inúmeras decisões, seja das mais simples até as mais complexas. Quando adulto, temos que ter mais cuidado ainda com o que vamos gastar, afinal a vida financeira precisa estar sempre equilibrada.

 

Quando se trata de ter controle de gastos, não é difícil encontrar pessoas que não conseguem tomar decisões racionais.

 

O resultado de uma má escolha acaba refletindo em consequências graves. Geralmente a pessoa acaba comprando mais do que realmente pode bancar ou, por outro lado, adquire itens sem necessidade.

 

O fato é que equilibrar a razão e a emoção no momento de contratar algum serviço, como a aplicação de insulfilm espelhado, por exemplo, é uma tarefa muito difícil, já que as chances de você colocar o desejo na frente da necessidade são extremamente grandes.

 

Mas até conseguir fazer esse equilíbrio, a expectativa é que as finanças pessoais se mantenham dentro de um cenário tranquilo.

 

Dito isso, desenvolvemos este artigo com a intenção de mostrar para você que, em determinados momentos, há maneiras de evitar uma compra que, a longo prazo, pode tornar a sua vida financeira mais complicada. Confira:

Vantagens de manter o equilíbrio entre razão e emoção


Nós humanos somos os únicos que temos a capacidade de pensar antes de agir. Isso significa que não dependemos apenas dos nossos instintos para tomar decisões.

 

Contudo, há momentos que são inevitáveis. Em outras palavras, há decisões que tomamos por pura emoção, mas em outros momentos decidimos adquirir serviços que são realmente essenciais, como a contratação de seguro para moto suhai, afinal você estará protegendo seu bem material.

 

Dependendo da situação, agir baseado na emoção pode trazer consequências positivas ou negativas. Por esse motivo, a ideia é sempre trabalhar com o equilíbrio no momento de fazer nossas escolhas.

 

Levando em consideração o ato de comprar, a harmonia que existe entre a razão e a emoção pode fazer com que a sua maneira de comprar seja mais consciente.

 

Ou seja, quando você deseja comprar um alto falante automotivo, por exemplo, desde que você faça todos os planejamentos necessários, a sua compra tende a ser bem mais fácil e tranquila.

 

O melhor de tudo dentro desse cenário é que você não irá se preocupar com a estabilidade da sua vida financeira.

 

Ter o poder de comprar conscientemente pode trazer várias vantagens para o seu dia a dia em curto, médio e longo prazo. Dentre esses benefícios, podemos citar:

 

  • Ter mais controle sobre os produtos que deseja comprar;

  • Tornar-se um investidor, já que irá sobrar dinheiro;

  • Estar preparado para imprevistos;

  • Estar preparado para a aposentadoria;

  • Reduzir as chances de cair em campanhas de marketing;

  • Realizar sonhos.


 

Essa é uma lista de vantagens que o equilíbrio pode proporcionar, portanto é vantajoso tanto para um consumidor comum quanto para uma empresa que precisa de itens como um software gestao hamburgueria, visto que esse tipo de aquisição é necessário e vantajoso para o negócio. 

 

Quando você começa a analisar de maneira mais cuidadosa os recursos que tem, a expectativa é que, no futuro, você tenha mais tranquilidade financeira.

 

Até aqui você pôde entender que esse equilíbrio consegue de fato trazer muitos benefícios para a vida, mas a pergunta que fica é: como chegar a esse nível e aproveitar as vantagens desse equilíbrio? Abaixo iremos explicar mais sobre isso.

Como chegar ao equilíbrio?


Diante de várias campanhas de marketing extremamente poderosas, sabemos que é difícil controlar o nosso consumismo.

 

Em certas ocasiões, quando vemos estratégias de marketing envolvendo a importância de ter um gerenciamento de TI, automaticamente nos faz pensar na possibilidade de investir nesse tipo de recurso.

 

Entretanto, por mais difícil que seja, não é impossível. Sabemos que muitas vezes nos deixamos levar pelas grandes campanhas que as marcas fazem. Contudo há uma palavra-chave para lidar com esse problema: objetivo.

 

No momento em que você começa a traçar os seus objetivos, torna-se mais fácil dizer sim para algumas coisas e não para outras.

 

O que é essencial na hora de contratar serviços especializados, como uma assistencia tecnica pabx intelbras, que pode resolver problemas dentro de estabelecimentos comerciais ou privados.

 

Por exemplo: imagine que você está em um supermercado. Se você decide fazer compras sem antes fazer um planejamento prévio, pode acabar levando itens desnecessários e esquecer de levar o que realmente precisa.

 

Antes de ir às compras, o ideal é que você sempre faça uma lista com todos os itens necessários, incluindo também os “mimos”, como algumas barras de chocolate.

 

Ao analisarmos, podemos dizer que optar pela compra desses chocolates é, na verdade, a nossa emoção que está pedindo o item. O que vai em contra de outros itens necessários, como arroz, macarrão tipo talharim, feijão e etc.

 

Contudo, se você sabe que gosta de uma sobremesa no café da manhã, é necessário que faça um planejamento para isso. Ao fazer a sua lista, automaticamente você começa a se planejar para controlar os seus gastos com itens desnecessários.

 

Em outras palavras, isso significa que, por mais que coloque alguns mimos na hora da compra, o mais importante é que você se programou para adquirir os chocolates, de modo que o seu bolso não sofra com o valor total das compras.

 

Essa mesma prática também vale para outras ocasiões, como comprar açaí atacado Curitiba. Por mais que seja um lazer, o ideal é que você se programe para fazer essa aquisição.

 

Antes de sair de casa, tenha em mente todos os itens que você quer e o quanto poderá gastar.

 

Esse planejamento é essencial para evitar gastos maiores, já que você irá entrar numa loja tendo em mente a peça que deseja, portanto procure pensar um pouco e tenha uma ideia geral sobre suas necessidades.

 

Isso não significa que você não pode olhar as vitrines. Caso você observe algo muito interessante e que realmente seja útil, não hesite em comprar. O ideal é que você coloque na balança os pontos positivos e negativos, o que você precisa e o que não precisa.

 

Procure sempre dar prioridade para os itens que têm uma grande durabilidade, como os casacos de frio, que tendem a durar muito tempo.

 

É muito comum nos deixarmos levar pela emoção quando vemos a palavra “promoção”. Contudo, por mais que você não precise deste produto, procure investir o valor em uma conta poupança, afinal a longo prazo todas as suas economias podem ser bastante úteis.

 

Após você finalmente ter consciência da importância de fazer escolhas equilibradas, devemos dizer que é necessário refletir sobre outro aspecto de uma vida financeira. Trata-se da diferença entre desejo e necessidade.

Qual a diferença entre desejo e necessidade?


Para entender melhor sobre as diferenças entre esses dois fatores, iremos nos basear no Caderno de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

 

O objetivo desse material, que foi lançado pelo BCB, é apresentar as melhores maneiras de usar o dinheiro, evitando dívidas e aproveitando melhor os recursos que são distribuídos no trabalho.

 

Podemos definir a necessidade como tudo aquilo que precisamos, independentemente de nossos anseios. São aqueles itens que são indispensáveis para nós, ao ponto de que, na sua ausência, pode nos afetar de alguma maneira.

 

Por outro lado, temos os desejos, que é tudo aquilo que queremos possuir, ou ao menos desfrutar, sendo necessário ou não.

 

Para entender melhor, vamos utilizar um exemplo: todo humano precisa se alimentar para manter-se vivo, portanto podemos concluir que a alimentação é uma necessidade.

 

Agora, se você deseja fazer a sua alimentação em um restaurante de luxo, aproveitando todas as experiências que o estabelecimento pode proporcionar, trata-se de um desejo.

 

O fato é que, nesse exemplo, você está satisfazendo a sua necessidade, mas a maneira que realizou isso foi através de um desejo.

 

Aliás, os recursos financeiros que temos devem satisfazer nossas necessidades. Contudo, nada impede que, na medida do possível, eles também possam atender nossos desejos.

 

Desejar algo não é ruim, afinal eles nos dão prazer e determinam aquilo que queremos ter no futuro.

 

O problema começa a surgir quando colocamos o desejo na mesma posição da necessidade. Caso isso aconteça, automaticamente nos colocaremos em uma situação de difícil controle, isso porque os desejos são ilimitados; já os recursos, não.

 

Coloque na sua mente que o dinheiro é apenas um instrumento que é usado para atender suas necessidades e desejos, e que justamente por isso ele precisa ser usado com cautela.

 

Além disso, lembre-se do que falamos no início deste artigo: a vida é feita de escolhas, principalmente escolhas financeiras.

 

Obviamente você não irá largar os seus sonhos e projetos, contudo antes de colocar em prática, é necessário um planejamento e organização para que a sua vida financeira não fique prejudicada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento

Em vários momentos do nosso dia temos que tomar inúmeras decisões, seja das mais simples até as mais complexas. Quando adulto, temos que ter mais cuidado ainda com o que vamos gastar, afinal a vida financeira precisa estar sempre equilibrada.

 

Quando se trata de ter controle de gastos, não é difícil encontrar pessoas que não conseguem tomar decisões racionais.

 

O resultado de uma má escolha acaba refletindo em consequências graves. Geralmente a pessoa acaba comprando mais do que realmente pode bancar ou, por outro lado, adquire itens sem necessidade.

 

O fato é que equilibrar a razão e a emoção no momento de contratar algum serviço, como a aplicação de insulfilm espelhado, por exemplo, é uma tarefa muito difícil, já que as chances de você colocar o desejo na frente da necessidade são extremamente grandes.

 

Mas até conseguir fazer esse equilíbrio, a expectativa é que as finanças pessoais se mantenham dentro de um cenário tranquilo.

 

Dito isso, desenvolvemos este artigo com a intenção de mostrar para você que, em determinados momentos, há maneiras de evitar uma compra que, a longo prazo, pode tornar a sua vida financeira mais complicada. Confira:

Vantagens de manter o equilíbrio entre razão e emoção

Nós humanos somos os únicos que temos a capacidade de pensar antes de agir. Isso significa que não dependemos apenas dos nossos instintos para tomar decisões.

 

Contudo, há momentos que são inevitáveis. Em outras palavras, há decisões que tomamos por pura emoção, mas em outros momentos decidimos adquirir serviços que são realmente essenciais, como a contratação de seguro para moto suhai, afinal você estará protegendo seu bem material.

 

Dependendo da situação, agir baseado na emoção pode trazer consequências positivas ou negativas. Por esse motivo, a ideia é sempre trabalhar com o equilíbrio no momento de fazer nossas escolhas.

 

Levando em consideração o ato de comprar, a harmonia que existe entre a razão e a emoção pode fazer com que a sua maneira de comprar seja mais consciente.

 

Ou seja, quando você deseja comprar um alto falante automotivo, por exemplo, desde que você faça todos os planejamentos necessários, a sua compra tende a ser bem mais fácil e tranquila.

 

O melhor de tudo dentro desse cenário é que você não irá se preocupar com a estabilidade da sua vida financeira.

 

Ter o poder de comprar conscientemente pode trazer várias vantagens para o seu dia a dia em curto, médio e longo prazo. Dentre esses benefícios, podemos citar:

 

  • Ter mais controle sobre os produtos que deseja comprar;
  • Tornar-se um investidor, já que irá sobrar dinheiro;
  • Estar preparado para imprevistos;
  • Estar preparado para a aposentadoria;
  • Reduzir as chances de cair em campanhas de marketing;
  • Realizar sonhos.

 

Essa é uma lista de vantagens que o equilíbrio pode proporcionar, portanto é vantajoso tanto para um consumidor comum quanto para uma empresa que precisa de itens como um software gestao hamburgueria, visto que esse tipo de aquisição é necessário e vantajoso para o negócio. 

 

Quando você começa a analisar de maneira mais cuidadosa os recursos que tem, a expectativa é que, no futuro, você tenha mais tranquilidade financeira.

 

Até aqui você pôde entender que esse equilíbrio consegue de fato trazer muitos benefícios para a vida, mas a pergunta que fica é: como chegar a esse nível e aproveitar as vantagens desse equilíbrio? Abaixo iremos explicar mais sobre isso.

Como chegar ao equilíbrio?

Diante de várias campanhas de marketing extremamente poderosas, sabemos que é difícil controlar o nosso consumismo.

 

Em certas ocasiões, quando vemos estratégias de marketing envolvendo a importância de ter um gerenciamento de TI, automaticamente nos faz pensar na possibilidade de investir nesse tipo de recurso.

 

Entretanto, por mais difícil que seja, não é impossível. Sabemos que muitas vezes nos deixamos levar pelas grandes campanhas que as marcas fazem. Contudo há uma palavra-chave para lidar com esse problema: objetivo.

 

No momento em que você começa a traçar os seus objetivos, torna-se mais fácil dizer sim para algumas coisas e não para outras.

 

O que é essencial na hora de contratar serviços especializados, como uma assistencia tecnica pabx intelbras, que pode resolver problemas dentro de estabelecimentos comerciais ou privados.

 

Por exemplo: imagine que você está em um supermercado. Se você decide fazer compras sem antes fazer um planejamento prévio, pode acabar levando itens desnecessários e esquecer de levar o que realmente precisa.

 

Antes de ir às compras, o ideal é que você sempre faça uma lista com todos os itens necessários, incluindo também os “mimos”, como algumas barras de chocolate.

 

Ao analisarmos, podemos dizer que optar pela compra desses chocolates é, na verdade, a nossa emoção que está pedindo o item. O que vai em contra de outros itens necessários, como arroz, macarrão tipo talharim, feijão e etc.

 

Contudo, se você sabe que gosta de uma sobremesa no café da manhã, é necessário que faça um planejamento para isso. Ao fazer a sua lista, automaticamente você começa a se planejar para controlar os seus gastos com itens desnecessários.

 

Em outras palavras, isso significa que, por mais que coloque alguns mimos na hora da compra, o mais importante é que você se programou para adquirir os chocolates, de modo que o seu bolso não sofra com o valor total das compras.

 

Essa mesma prática também vale para outras ocasiões, como comprar açaí atacado Curitiba. Por mais que seja um lazer, o ideal é que você se programe para fazer essa aquisição.

 

Antes de sair de casa, tenha em mente todos os itens que você quer e o quanto poderá gastar.

 

Esse planejamento é essencial para evitar gastos maiores, já que você irá entrar numa loja tendo em mente a peça que deseja, portanto procure pensar um pouco e tenha uma ideia geral sobre suas necessidades.

 

Isso não significa que você não pode olhar as vitrines. Caso você observe algo muito interessante e que realmente seja útil, não hesite em comprar. O ideal é que você coloque na balança os pontos positivos e negativos, o que você precisa e o que não precisa.

 

Procure sempre dar prioridade para os itens que têm uma grande durabilidade, como os casacos de frio, que tendem a durar muito tempo.

 

É muito comum nos deixarmos levar pela emoção quando vemos a palavra “promoção”. Contudo, por mais que você não precise deste produto, procure investir o valor em uma conta poupança, afinal a longo prazo todas as suas economias podem ser bastante úteis.

 

Após você finalmente ter consciência da importância de fazer escolhas equilibradas, devemos dizer que é necessário refletir sobre outro aspecto de uma vida financeira. Trata-se da diferença entre desejo e necessidade.

Qual a diferença entre desejo e necessidade?

Para entender melhor sobre as diferenças entre esses dois fatores, iremos nos basear no Caderno de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

 

O objetivo desse material, que foi lançado pelo BCB, é apresentar as melhores maneiras de usar o dinheiro, evitando dívidas e aproveitando melhor os recursos que são distribuídos no trabalho.

 

Podemos definir a necessidade como tudo aquilo que precisamos, independentemente de nossos anseios. São aqueles itens que são indispensáveis para nós, ao ponto de que, na sua ausência, pode nos afetar de alguma maneira.

 

Por outro lado, temos os desejos, que é tudo aquilo que queremos possuir, ou ao menos desfrutar, sendo necessário ou não.

 

Para entender melhor, vamos utilizar um exemplo: todo humano precisa se alimentar para manter-se vivo, portanto podemos concluir que a alimentação é uma necessidade.

 

Agora, se você deseja fazer a sua alimentação em um restaurante de luxo, aproveitando todas as experiências que o estabelecimento pode proporcionar, trata-se de um desejo.

 

O fato é que, nesse exemplo, você está satisfazendo a sua necessidade, mas a maneira que realizou isso foi através de um desejo.

 

Aliás, os recursos financeiros que temos devem satisfazer nossas necessidades. Contudo, nada impede que, na medida do possível, eles também possam atender nossos desejos.

 

Desejar algo não é ruim, afinal eles nos dão prazer e determinam aquilo que queremos ter no futuro.

 

O problema começa a surgir quando colocamos o desejo na mesma posição da necessidade. Caso isso aconteça, automaticamente nos colocaremos em uma situação de difícil controle, isso porque os desejos são ilimitados; já os recursos, não.

 

Coloque na sua mente que o dinheiro é apenas um instrumento que é usado para atender suas necessidades e desejos, e que justamente por isso ele precisa ser usado com cautela.

 

Além disso, lembre-se do que falamos no início deste artigo: a vida é feita de escolhas, principalmente escolhas financeiras.

 

Obviamente você não irá largar os seus sonhos e projetos, contudo antes de colocar em prática, é necessário um planejamento e organização para que a sua vida financeira não fique prejudicada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento

Compartilhe

Voltar às notícias