Especial Dia da Mentira: descubra os mais recentes fatos e boatos sobre o Coronavírus

Especialistas verificam e rebatem informações que circulam nos grupos de WhatsApp

Por Dyessica Abadi


O primeiro dia do mês de Abril cede às pessoas a liberdade poética de contar “mentirinhas” e pregar peças com amigos e familiares. Contudo, o tradicional dia da mentira neste ano está menos divertido. Em 2020, as incerteza e tensões tomaram o lugar da brincadeira — a seriedade é tanta que até mesmo o Google cancelou as clássicas pegadinhas durante a data em ferramentas como e-mail, busca e mapas. Em meio às preocupações, é preferível informar a população sobre o que é fato ou boato sobre a epidemia do Covid-19.

Algumas mensagens que circulam pela internet foram apuradas pela Redação W3 e averiguadas por profissionais especializados: Angela Rosso é enfermeira de vigilância epidemiológica da Gerência Macro Sul de Saúde e atende os municípios da região da AMREC; Silvia Taddeo é médica infectologista e atualmente trabalha na atenção especializada da Prefeitura Municipal de Araranguá e de Criciúma; e Chesman Emerim Junior é advogado e especialista em direito civil e eleitoral, e professor das disciplinas de Contratos, Família e Propriedade da Unisul.

 

Mensagem: Senhora de 72 anos e mãe do Diretor do Hospital Prevent Sênior, mostra melhora de saúde surpreendente, após tratamento com cloroquina contra o novo Coronavírus. Nas últimas 24h os pacientes que foram diagnosticados com o Covid-19 e iniciaram o tratamento com o Hidroxicloroquina, apresentaram melhora clara e não precisaram mais de tratamento intensivo. Inúmeros pacientes já tiveram alta”.

Veredito: PARCIAL. A enfermeira de vigilância epidemiológica, Angela Rosso, afirma que estão sendo realizados diversos estudos sobre o tratamento contra o Coronavírus, mas que "os hospitais já estão utilizando essas medicações associadas a outras e em alguns casos já se tem boa resposta". Contudo, esse método ainda não é efetivo a todos infectados. 

 

Mensagem:Isso serve para informar a todos que o pH do vírus corona varia de 5,5 a 8,5. *PESQUISA: REVISTA DE VIROLOGIA, MARÇO DE 2020, PÁGINA 19* Tudo o que precisamos fazer, para vencer o vírus corona, precisamos ingerir mais alimentos alcalinos que estão acima do nível de pH acima do vírus. Alguns dos quais são: Limão - 9,9pH; Abacate - 15,6pH; Alho - 13,2pH; Manga - 8,7pH; Tangerina - 8,5pH; Abacaxi - 12,7pH; Dente de leão - 22,7pH; Laranja - 9,2pH”.

Veredito: FALSA! A infectologista Silvia Taddeo e a enfermeira Angela Rosso comprovam que a informação não é verdadeira e que não existe estudo que comprove isso. A equipe W3 também já alertou o leitor sobre informações falsas que são creditadas com referências a publicações e revistas que nunca existiram ou de maneira distorcida.

 

Mensagem:Conselhos: Beber água quente ou chás quentes para matar o vírus”.

Veredito: FALSA! Ambas profissionais da saúde atestam essa informação como não sendo verdadeira.

 

Mensagem:



Veredito: FALSA! O advogado especialista em direito civil, Chesman Emerim Junior, garante que essa informação é totalmente falsa, pois a Medida Provisória citada não aborda a questão do texto da imagem e também há divergência entre a data que a notícia se refere e a data da própria Medida Provisória (A MP 922/2020 não é de 18 de março, mas sim de 28 de fevereiro). "Os detalhes em si já revelam que a notícia já é falsa. A Medida Provisória referida permite que órgãos da administração federal realizem a contratação temporária de servidores civis federais aposentados. Além disso, o Ministério da Economia declarou que essa notícia é totalmente falsa e tem intuito de captar a vontade de pessoas em procedimentos fraudulentos", completa o Chesman Junior.

 

Mensagem:



Veredito: FALSA! A referência em direito civil na região, Chesman Emerim Junior, avalia essa notícia como sendo falsa e que teve bastante circulação no aplicativo de mensagens: "Esta mensagem (golpe) do Auxílio Emergencial é totalmente falsa: vem circulando há dias já, e isto muito antes da própria aprovação no legislativo do referido auxílio", aponta o advogado. Para ele, os golpistas estão se aproveitando maliciosamente do momento para cometer crimes. "O programa de auxílio emergencial, também conhecido como "renda mínima", está em fase de implementação, o que demonstra que os golpistas estão se aproveitando da mídia que vem falando de forma contínua sobre o tema", garante.

Além disso, a mensagem contém graves erros que podem ser avaliados rapidamente, como o slogan da imagem do link que não pertence ao governo atual. Chesman Emerim Junior aconselha sobre a importância de se verificar sempre a segurança de links indicados nas mensagens, antes de decidir clicar neles. Para tanto, o Google disponibiliza aos usuários um canal de certificação à fonte e à idoneidade do link:

https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search

O advogado especialista em direito civil ainda conclui: "como a plataforma das redes sociais é um espaço muito propenso à golpes-fraudes, é sempre aconselhável ter prudência e ter o 'sinal amarelo' ligado. Sendo, antes de tudo, essencial que a pessoa confira nos sites oficiais toda e qualquer informação duvidosa, alarmista ou chamativa".

 

Mensagem:O vírus é muito mais resistente em superfícies metálicas onde pode se manter vivo por até 12 horas. Assim, evitar passar as mãos em corrimãos é  importantíssimo”.

Veredito: VERDADEIRA! A infectologista Silvia Taddeo confirma que é correto evitar tocar em superfícies, "pois o vírus pode ser viável até mais tempo, como 2 a 3 dias em metal e em tempos diferentes para plásticos e outros materiais”. A enfermeira Angela Rosso ainda complementa: “o vírus tem sim um tempo de resistência em superfícies". De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, referência no país em pesquisa de saúde pública, o Covid-19 permanece por até 72 horas em plásticos, 48 horas em aço inoxidável, 24 horas em papelão e 4 horas em cobre.

 

Mensagem: "O novo coronavírus pode não mostrar sinais de infecção por muitos dias, como saber se está infectado. Quando tiver febre e/ou tosse e ir ao hospital, os pulmões geralmente têm 50% de fibrose e é tarde demais! Os especialistas de Taiwan fornecem uma autoavaliação simples que podemos fazer todas as manhãs: respire fundo e prenda a respiração por mais de 10 segundos. Se você completá-lo com sucesso sem tossir, sem desconforto, congestão ou aperto etc, isso prova que não há fibrose nos pulmões, basicamente indicando que não há infecção. Em tempos críticos, verifique todas as manhãs em um ambiente com ar limpo".

Veredito: FALSA! "A hidratação é essencial para manter o corpo saudável — porém isso não quer dizer que, ao tomar água, o vírus irá para o trato gastrintestinal", informa a enfermeira de vigilância epidemiológica, Angela Rosso.

 

Mensagem:O vírus fica resistente nas mãos por 10′. Assim, lavar as mãos frequentemente é muito importante é eficaz. Mas deve-se evitar coçar os olhos ou nariz pois ele se propaga fácil”.

Veredito: PARCIAL. Silvia Taddeo afirma que a informação está correta em partes: "não posso afirmar quanto aos 10 minutos, não li nada tão específico quanto ao tempo”. Já a enfermeira Angela Rosso relembra que é sempre importante lavar as mãos com frequência: "regra básica de higiene".

 

Mensagem:CONSELHOS EXCELENTES SÉRIOS por médicos japoneses que tratam casos de COVID-19. Todos devem garantir que sua boca e garganta estejam úmidas, nunca SECA. Tome alguns goles de água a cada 15 minutos, pelo menos.  PORQUE? Mesmo que o vírus entre em sua boca … beber água ou outros líquidos os lavará pelo esôfago e pelo estômago. Uma vez lá na barriga … seu ácido do estômago matará todo o vírus. Se você não beber água suficiente com mais regularidade … o vírus pode entrar nas traqueias e nos PULMÕES. Isso é muito perigoso”.

Veredito: FALSA! A referência em medicina da região, Silvia Taddeo, atesta essa informação como falsa.

 

Mensagem:O vírus é fraco e não resiste ao calor. Temperaturas de 26 ou 27° C já matam o dito cujo”.

Veredito: FALSA! Ambas profissionais da saúde confirmam a informação como sendo falsa. Silvia Taddeo explica: “nossa temperatura corporal é de 36,5 e o vírus ainda resiste em febre de 40 graus”.

 

Mensagem: "O novo coronavírus pode não mostrar sinais de infecção por muitos dias, como saber se está infectado. Quando tiver febre e/ou tosse e ir ao hospital, os pulmões geralmente têm 50% de fibrose e é tarde demais! Os especialistas de Taiwan fornecem uma autoavaliação simples que podemos fazer todas as manhãs: respire fundo e prenda a respiração por mais de 10 segundos. Se você completá-lo com sucesso sem tossir, sem desconforto, congestão ou aperto etc, isso prova que não há fibrose nos pulmões, basicamente indicando que não há infecção. Em tempos críticos, verifique todas as manhãs em um ambiente com ar limpo".

Veredito: FALSA! A enfermeira Angela Rosso atesta essa informação como falsa.

 

Mensagem:Uma das características do vírus é a tosse seca. Por 3 a 4 dias ele fica restrito à garganta. Assim, nesta fase fazer gargarejos já ajuda a minimizar o impacto. A 2ª  fase da doença dura 5 a 6 dias e nesta fase o vírus causa coriza e também infecta os pulmões causando pneumonia. A doença vencida este prazo se torna letal…a pessoa tem a sensação de estar respirando debaixo d’água”.

Veredito: FALSA! Angela Rosso garante: "o vírus não fica somente restrito à garganta e gargarejo não têm efetividade nenhuma".

 

A orientação das autoridades de saúde é para que as pessoas sempre procurarem informações com os órgãos oficiais ou pelo site do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. O combate ao Coronavírus começa pela informação correta e de qualidade.

Por Dyessica Abadi

O primeiro dia do mês de Abril cede às pessoas a liberdade poética de contar “mentirinhas” e pregar peças com amigos e familiares. Contudo, o tradicional dia da mentira neste ano está menos divertido. Em 2020, as incerteza e tensões tomaram o lugar da brincadeira — a seriedade é tanta que até mesmo o Google cancelou as clássicas pegadinhas durante a data em ferramentas como e-mail, busca e mapas. Em meio às preocupações, é preferível informar a população sobre o que é fato ou boato sobre a epidemia do Covid-19.

Algumas mensagens que circulam pela internet foram apuradas pela Redação W3 e averiguadas por profissionais especializados: Angela Rosso é enfermeira de vigilância epidemiológica da Gerência Macro Sul de Saúde e atende os municípios da região da AMREC; Silvia Taddeo é médica infectologista e atualmente trabalha na atenção especializada da Prefeitura Municipal de Araranguá e de Criciúma; e Chesman Emerim Junior é advogado e especialista em direito civil e eleitoral, e professor das disciplinas de Contratos, Família e Propriedade da Unisul.

 

Mensagem: Senhora de 72 anos e mãe do Diretor do Hospital Prevent Sênior, mostra melhora de saúde surpreendente, após tratamento com cloroquina contra o novo Coronavírus. Nas últimas 24h os pacientes que foram diagnosticados com o Covid-19 e iniciaram o tratamento com o Hidroxicloroquina, apresentaram melhora clara e não precisaram mais de tratamento intensivo. Inúmeros pacientes já tiveram alta”.

Veredito: PARCIAL. A enfermeira de vigilância epidemiológica, Angela Rosso, afirma que estão sendo realizados diversos estudos sobre o tratamento contra o Coronavírus, mas que “os hospitais já estão utilizando essas medicações associadas a outras e em alguns casos já se tem boa resposta”. Contudo, esse método ainda não é efetivo a todos infectados. 

 

Mensagem:Isso serve para informar a todos que o pH do vírus corona varia de 5,5 a 8,5. *PESQUISA: REVISTA DE VIROLOGIA, MARÇO DE 2020, PÁGINA 19* Tudo o que precisamos fazer, para vencer o vírus corona, precisamos ingerir mais alimentos alcalinos que estão acima do nível de pH acima do vírus. Alguns dos quais são: Limão – 9,9pH; Abacate – 15,6pH; Alho – 13,2pH; Manga – 8,7pH; Tangerina – 8,5pH; Abacaxi – 12,7pH; Dente de leão – 22,7pH; Laranja – 9,2pH”.

Veredito: FALSA! A infectologista Silvia Taddeo e a enfermeira Angela Rosso comprovam que a informação não é verdadeira e que não existe estudo que comprove isso. A equipe W3 também já alertou o leitor sobre informações falsas que são creditadas com referências a publicações e revistas que nunca existiram ou de maneira distorcida.

 

Mensagem:Conselhos: Beber água quente ou chás quentes para matar o vírus”.

Veredito: FALSA! Ambas profissionais da saúde atestam essa informação como não sendo verdadeira.

 

Mensagem:

Veredito: FALSA! O advogado especialista em direito civil, Chesman Emerim Junior, garante que essa informação é totalmente falsa, pois a Medida Provisória citada não aborda a questão do texto da imagem e também há divergência entre a data que a notícia se refere e a data da própria Medida Provisória (A MP 922/2020 não é de 18 de março, mas sim de 28 de fevereiro). “Os detalhes em si já revelam que a notícia já é falsa. A Medida Provisória referida permite que órgãos da administração federal realizem a contratação temporária de servidores civis federais aposentados. Além disso, o Ministério da Economia declarou que essa notícia é totalmente falsa e tem intuito de captar a vontade de pessoas em procedimentos fraudulentos”, completa o Chesman Junior.

 

Mensagem:

Veredito: FALSA! A referência em direito civil na região, Chesman Emerim Junior, avalia essa notícia como sendo falsa e que teve bastante circulação no aplicativo de mensagens: “Esta mensagem (golpe) do Auxílio Emergencial é totalmente falsa: vem circulando há dias já, e isto muito antes da própria aprovação no legislativo do referido auxílio”, aponta o advogado. Para ele, os golpistas estão se aproveitando maliciosamente do momento para cometer crimes. “O programa de auxílio emergencial, também conhecido como “renda mínima”, está em fase de implementação, o que demonstra que os golpistas estão se aproveitando da mídia que vem falando de forma contínua sobre o tema”, garante.

Além disso, a mensagem contém graves erros que podem ser avaliados rapidamente, como o slogan da imagem do link que não pertence ao governo atual. Chesman Emerim Junior aconselha sobre a importância de se verificar sempre a segurança de links indicados nas mensagens, antes de decidir clicar neles. Para tanto, o Google disponibiliza aos usuários um canal de certificação à fonte e à idoneidade do link:

https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search

O advogado especialista em direito civil ainda conclui: “como a plataforma das redes sociais é um espaço muito propenso à golpes-fraudes, é sempre aconselhável ter prudência e ter o ‘sinal amarelo’ ligado. Sendo, antes de tudo, essencial que a pessoa confira nos sites oficiais toda e qualquer informação duvidosa, alarmista ou chamativa”.

 

Mensagem:O vírus é muito mais resistente em superfícies metálicas onde pode se manter vivo por até 12 horas. Assim, evitar passar as mãos em corrimãos é  importantíssimo”.

Veredito: VERDADEIRA! A infectologista Silvia Taddeo confirma que é correto evitar tocar em superfícies, “pois o vírus pode ser viável até mais tempo, como 2 a 3 dias em metal e em tempos diferentes para plásticos e outros materiais”. A enfermeira Angela Rosso ainda complementa: “o vírus tem sim um tempo de resistência em superfícies”. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, referência no país em pesquisa de saúde pública, o Covid-19 permanece por até 72 horas em plásticos, 48 horas em aço inoxidável, 24 horas em papelão e 4 horas em cobre.

 

Mensagem:O novo coronavírus pode não mostrar sinais de infecção por muitos dias, como saber se está infectado. Quando tiver febre e/ou tosse e ir ao hospital, os pulmões geralmente têm 50% de fibrose e é tarde demais! Os especialistas de Taiwan fornecem uma autoavaliação simples que podemos fazer todas as manhãs: respire fundo e prenda a respiração por mais de 10 segundos. Se você completá-lo com sucesso sem tossir, sem desconforto, congestão ou aperto etc, isso prova que não há fibrose nos pulmões, basicamente indicando que não há infecção. Em tempos críticos, verifique todas as manhãs em um ambiente com ar limpo“.

Veredito: FALSA! “A hidratação é essencial para manter o corpo saudável — porém isso não quer dizer que, ao tomar água, o vírus irá para o trato gastrintestinal”, informa a enfermeira de vigilância epidemiológica, Angela Rosso.

 

Mensagem:O vírus fica resistente nas mãos por 10′. Assim, lavar as mãos frequentemente é muito importante é eficaz. Mas deve-se evitar coçar os olhos ou nariz pois ele se propaga fácil”.

Veredito: PARCIAL. Silvia Taddeo afirma que a informação está correta em partes: “não posso afirmar quanto aos 10 minutos, não li nada tão específico quanto ao tempo”. Já a enfermeira Angela Rosso relembra que é sempre importante lavar as mãos com frequência: “regra básica de higiene”.

 

Mensagem:CONSELHOS EXCELENTES SÉRIOS por médicos japoneses que tratam casos de COVID-19. Todos devem garantir que sua boca e garganta estejam úmidas, nunca SECA. Tome alguns goles de água a cada 15 minutos, pelo menos.  PORQUE? Mesmo que o vírus entre em sua boca … beber água ou outros líquidos os lavará pelo esôfago e pelo estômago. Uma vez lá na barriga … seu ácido do estômago matará todo o vírus. Se você não beber água suficiente com mais regularidade … o vírus pode entrar nas traqueias e nos PULMÕES. Isso é muito perigoso”.

Veredito: FALSA! A referência em medicina da região, Silvia Taddeo, atesta essa informação como falsa.

 

Mensagem:O vírus é fraco e não resiste ao calor. Temperaturas de 26 ou 27° C já matam o dito cujo”.

Veredito: FALSA! Ambas profissionais da saúde confirmam a informação como sendo falsa. Silvia Taddeo explica: “nossa temperatura corporal é de 36,5 e o vírus ainda resiste em febre de 40 graus”.

 

Mensagem: “O novo coronavírus pode não mostrar sinais de infecção por muitos dias, como saber se está infectado. Quando tiver febre e/ou tosse e ir ao hospital, os pulmões geralmente têm 50% de fibrose e é tarde demais! Os especialistas de Taiwan fornecem uma autoavaliação simples que podemos fazer todas as manhãs: respire fundo e prenda a respiração por mais de 10 segundos. Se você completá-lo com sucesso sem tossir, sem desconforto, congestão ou aperto etc, isso prova que não há fibrose nos pulmões, basicamente indicando que não há infecção. Em tempos críticos, verifique todas as manhãs em um ambiente com ar limpo”.

Veredito: FALSA! A enfermeira Angela Rosso atesta essa informação como falsa.

 

Mensagem:Uma das características do vírus é a tosse seca. Por 3 a 4 dias ele fica restrito à garganta. Assim, nesta fase fazer gargarejos já ajuda a minimizar o impacto. A 2ª  fase da doença dura 5 a 6 dias e nesta fase o vírus causa coriza e também infecta os pulmões causando pneumonia. A doença vencida este prazo se torna letal…a pessoa tem a sensação de estar respirando debaixo d’água”.

Veredito: FALSA! Angela Rosso garante: “o vírus não fica somente restrito à garganta e gargarejo não têm efetividade nenhuma”.

 

A orientação das autoridades de saúde é para que as pessoas sempre procurarem informações com os órgãos oficiais ou pelo site do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. O combate ao Coronavírus começa pela informação correta e de qualidade.

Compartilhe

Voltar às notícias