Empreendedorismo é um assunto já bem conhecido por nós brasileiros. Ser criativo e empreendedor é quase uma regra de sobrevivência em um país de tantas dificuldades. Já, Branding, surgiu por aqui não faz muito tempo, sendo, ainda, pouco conhecido em nossa região. No entanto, a importância do tema para o empreendedorismo está cada vez mais evidente quando nos referimos ao posicionamento de marca para manter-se no mercado. Ser empreendedor é inovar, é ser proativo, é ver soluções onde outros não veem, é assumir riscos que outros não têm coragem, é fazer das ameaças, oportunidades. Apesar de o empreendedorismo não estar ligado somente a ter uma empresa ou a novos negócios, o assunto de hoje é dirigido principalmente aqueles que têm ou estão pensando em ter o próprio negócio. Iniciar uma empresa não é fácil, mas mantê-la e fazê-la crescer é muito mais difícil. Nesse sentido, o Branding pode ser uma opção de modelo de gestão ou de ferramenta para que você não seja só mais um, e preencha um lugar de destaque no mercado. Branding é a construção da reputação da marca. Reputação não é algo que se constrói da noite para o dia. É algo formado com o tempo, em cada ação e em cada tomada de decisão. Os diferenciais de Branding podem ser cruciais para posiciona-se no mercado e na mente dos consumidores. Seus atributos extrapolam o tradicional e o racional. Preço, qualidade, atendimento e os demais diferenciais de marketing convencionais, já não são mais suficientes para posicionar novas marcas no mercado, pois, muitas são as opções já com essas características. O que era diferencial passou a ser essencial, é o mínimo que o consumidor espera das marcas e organizações. O relacionamento com o cliente, a interação, conteúdos, os princípios e valores, pioneirismo, a persona, a identificação com a marca, seu propósito... todos esses são alguns exemplos de diferenciais que as pessoas buscam ao pesquisarem produtos e empresas. O Smartphone trouxe o mundo de informações para a palma da mão. Em poucos minutos, o cliente potencial compara várias marcas e o que os consumidores estão falando sobre elas. Ali, ele tem acesso aos argumentos racionais do que necessita, bem como, aos aspectos emocionais do que deseja. Todas as nossas tomadas de decisão abrangem essas duas esferas. Por vezes decidimos mais pela razão, por vezes mais pela emoção, porém, elas sempre caminham juntas. O Branding trabalha os fatores emocionais da marca, calçados pelos aspectos lógicos. A internet e as redes sociais, como novas opções de mídia e novos canais de comunicação (direta) com o público, trouxeram uma grande oportunidade aos pequenos negócios, de poder atingir e interagir com o mercado, algumas vezes, de forma mais eficiente do que as grandes organizações. Essa relação direta e honesta possibilita colocar em prática estratégias e ferramentas de Branding de maneira relativamente simples. Torna-se possível mostrar, de forma verdadeira, e até natural, quem é e como é a marca, por que ela existe, no que ela acredita... e despertar o interesse daqueles que se identificam com o seu propósito e passam a admirá-la, e defendê-la. Quando se alcança o nível da fidelização do cliente, ao ponto de ele preferir a marca e essa ser sempre sua primeira opção, por ele estar envolvido emocionalmente com ela, os esforços de marketing passam a ser mais leves e baratos para a manutenção e o aumento das vendas e do lucro. Obviamente, cada negócio e cada marca tem suas particularidades e táticas diferentes. Não existe receita de bolo, apenas metodologias e ferramentas. O primeiro passo é colocar sua marca no divã e conhecê-la a fundo, e assim desenvolver suas estratégias, identidades e ações de acordo com sua personalidade e coerentes com seus objetivos. Para alguns negócios, inclusive, a marca não é muito importante, mas, na grande maioria, com a concorrência de hoje, no mercado físico e virtual, a gestão da marca ou é relevante ou é essencial. Portanto, dentre as tantas responsabilidades e atividades-chave ao iniciar um negócio ou sua ampliação, não esqueça de enumerar também o Branding ou a Gestão da Marca. Para vivenciar essas e outras trocas de informação, de diferentes áreas, com maior frequência e intensidade e num ambiente descontraído, venha fazer parte do Núcleo do Jovem Empreendedor da ACIVA. WhatsApp (48) 99624-6656 Mateus Balthazar Coordenador do Núcleo Jovem da ACIVA – 2020 Atendimento e Diretor de Criação da Elefas Design de Marca